A ressonância magnética, ou ressonância nuclear magnética (RM), é um método de diagnóstico por imagem que usa ondas de radiofrequência e um forte campo magnético para obter informações detalhadas dos órgãos e tecidos internos do corpo, sem a utilização de radiação ionizante. Esta técnica provou ser muito valiosa para o diagnóstico de uma ampla gama de condições clínicas em todas as partes do corpo.
Requer equipamentos com tecnologia de ponta, além de médicos radiologistas experientes. Alguns exames de ressonância magnética exigem a administração de um meio de contraste através da veia (Gadolinium - DTPA) - líquido que realça as imagens dos órgãos e/ou vasos sanguíneos e, assim, permite diagnóstico mais preciso. Depois do exame, ele é eliminado através da urina.
Como a ressonância magnética permite obter imagens mais nítidas dos tecidos moles próximos aos ossos, é o tipo de exame mais sensível para avaliar a coluna e articulações. É amplamente utilizada para o diagnóstico de lesões relacionadas ao esporte. As imagens permitem que o médico radiologista identifique mesmo pequenas rupturas e outras lesões em ligamentos, tendões e músculos.
Ressonância Magnética
Angio-Ressonância Magnética
Ressonância Magnética Cardíaca
Colangio-Ressonância Magnética
Enterorressonância